Como mudar crenças limitantes com o Treino Alfa

Crenças podem ser poderosas ou limitantes e impactam profundamente nossa vida. Neste artigo quero apresentar para você uma visão mais detalhada do que são as crenças e como modificá-las.

Um exemplo do impacto das crenças

Bannister quebrando recorde da milha

Roger Bannister correndo 1 milha em menos de 4 minutos

Um ótimo exemplo de alguém que está superando uma crença limitante é a história de como Roger Bannister quebrou a milha de 4 minutos. Antes de 1954, a maioria das pessoas alegou que não havia como percorrer uma milha em menos de 4 minutos. Muitos corredores foram cronometrados às 4:03, 4:02 e 4:01, mas a maioria dos corredores acreditava que ficar abaixo dos 4 minutos era fisiologicamente impossível. Roger Bannister, no entanto, não concordava com esta crença. Bannister acreditava que ele poderia quebrar a barreira de 4 minutos sob as condições certas – e ele fez.

O feito de Bannister foi impressionante, mas o que é realmente interessante é que no ano seguinte mais de uma dúzia de corredores quebraram a milha de 4 minutos. Por quê? Será que todos de repente ficaram mais rápidos ou começaram a treinar mais? Claro que não. O que aconteceu foi que os corredores finalmente acreditaram que poderia ser feito. Até que Roger Bannister quebrasse a barreira, os corredores estavam colocando limites psicológicos em si mesmos porque acreditavam que simplesmente não era possível quebrar a milha de 4 minutos.

Este é o poder das crenças!

Crenças poderosas poder ser suas aliadas

Crenças poderosas poder ser suas aliadas

O que são crenças

Uma definição de crença pode ser: “A crença é a convicção de que algo é verdadeiro e certo. É uma avaliação pessoal que pode ser baseada em elementos racionais ou em uma sensação interna. Ao ter uma crença sobre algo, acredita-se que há uma certeza sobre ela. Isto não significa que a avaliação desta certeza corresponda à verdade, pois certeza e verdade são realidades diferentes.”

Outros sinônimos para crenças são acreditar, ter certeza , ter fé. Percebe que estas palavras podem ser ordenadas em uma progressão na força da crença? Primeiro você acredita em algo, depois de validado e reforçado por outras experiências e observações, a crença se torna certeza até finalmente se tornar . “Fé remove montanhas” é um dito popular que expressa a força desta estrutura profunda que nossos pensamentos criam em nossa mente.

Alguns exemplos de crenças:

Crenças pessoais:

  • Sou muito crítico
  • Tudo que quero eu consigo
  • Minha saúde não presta
  • Tenho algum trauma com dinheiro
  • Não mereço ser feliz

Crenças sobre o nosso país:

  • Brasileiro é um povo alegre
  • Brasileiro é malandro
  • Brasil não tem jeito, a única saída é…
  • Brasil é uma das maiores economias do mundo e tem um futuro brilhante

Deu para perceber que algumas crenças são boas, nos dão força e outras são limitantes, ou negativas?

Tipos de crenças

Para ajudar no trabalho de entender e mudar crenças podemos classificar crenças em alguns tipos:

Quanto ao efeito causado em nossa vida ou comportamento existem crenças limitantes, que limitam a expressão de nosso potencial; e crenças poderosas que ampliam a expressão do nosso potencial interior. Certamente queremos eliminar crenças limitantes e desenvolver ao máximo as crenças poderosas!

Quanto ao nível de percepção das crenças, melhor denominado nível neurológico, as crenças podem ser de identidade, de valores, de comportamentos ou ambientais.

Identidade: Sou um péssimo aluno/Sou um excelente aluno

Valores: Harmonia entre as pessoas é mais importante que resultados/Resultado é mais importante que harmonia entre as pessoas

Comportamento: Não consigo aprender nada porque estou velho/Consigo aprender qualquer coisa por que tenho concentração

Ambientais: Se você pegar chuva você fica gripado/ Chuva faz bem para os cabelos

Entendendo as crenças mais profundamente

As crenças podem ser gravadas em nossa mente subconsciente como afirmações que significam ideias ou experiências mais complexas. Por ex: sou um péssimo aluno/ sou um excelente aluno. O aluno ouviu isto de alguém, e repetiu para si. Depois tirou uma nota ruim/boa e gravou a experiência e reforçou a afirmação da crença. Depois os pais reforçaram mais uma vez, depois os professores, os colegas e assim por diante. A experiência e ideia foi continuamente reforçada com a afirmação da crença.

Para se trabalhar crenças assim você pode relembrar outras experiências internas mais positivas regravando uma nova afirmação que defina uma crença poderosa. Mais adiante veremos como fazer isto

Crenças de associações – complexas

As crenças também podem ser gravadas em nossa mente como estruturas mentais de associação de ideias e experiências associadas e interligadas, como uma teia de aranha. “Manga com leite causa dor de barriga”. Você já ouviu esta expressão? Uma crença popular cuja associação não corresponde à verdade! Um fato que causa um efeito pode ser gravado em nossa mente como estrutura mental contendo duas ideias ou conceitos conectados por uma associação. O problema ocorre quando:

1. A associação não corresponde à verdade

Ex: “Manga com leite dá dor de barriga”. Não causa….

2. A associação limita nossa capacidade de expressão

Ex: “Ninguém na minha família conseguiu tem um casamento feliz”. Isto necessariamente não implica que eu não consiga ter relacionamentos felizes…

Para se trabalhar este tipo de crenças você pode enfraquecer a associação trabalhando em um dos lados (causa/efeito).

Visão de mundo

Outro impacto profundo que as crenças causam é na nossa visão de mundo. As crenças funcionam como óculos que filtram a realidade em um modelo particular de mundo. De acordo com suas crenças você verá o mundo ao seu redor. Se alguém acredita que “Todos os empresários só pensam em seu bolso” poderá filtrar a realidade em três aspectos:

  1. Generalização
  2. Distorção
  3. Deleção
Crenças impactam na visão de mundo

Crenças impactam na visão de mundo

Generalização ocorre ao generalizar um aspecto específico e atribuí-lo a algo maior. No caso da crença acima, a pessoa generaliza acreditando que todos os empresários só pensam no seu bolso. Não é verdade. Tem alguns que pensam diferente… Uma generalização limita nossa percepção da realidade. E o modelo de mundo criado na sua cabeça estará comprometido por esta percepção falsa.

A distorção ocorre por alterar ou distorcer aspectos da realidade. No caso da crença acima, poderia ser algo como, acreditar que procurar lucro é só pensar em seu próprio bolso. Não é verdade. Sem lucro não sobra para investir, para poupar, para ser recompensado e se motivar a crescer, etc… É principalmente no filtro da distorção que o impacto da educação e cultura é mais proeminente, pois lida com significados. A associação entre ideias nada mais é do que um significado. Uma coisa significa outra. A influência da opinião dos outros também pode distorcer a realidade.

A deleção está associada com a cegueira que crenças podem ocasionar. Por isso temos a expressão fé cega. A pessoa deixa de ver a realidade. Ela deleta pedaços de informação e reconstrói em seu modelo mental uma realidade paralela, false e incompleta. Muitas das seitas e culturas extremistas trabalham em crenças neste nível profundo para que seus seguidores não consigam ver o que realmente está acontecendo.

Doenças geradas por crenças limitantes

Muito do impacto e incomodação que o bulling gera está relacionado em aceitar as opiniões como verdadeiras. A pessoa fala: Você é gorda; Seu nariz é feio; Você é assim, assado … Por sinal, as crenças mais impactantes são as crenças de identidade pois atacam diretamente o senso de identidade da pessoa. Podem empoderar ou limitar. Uma boa educação incute nos filhos e filhas crenças de identidade poderosas.

A medida que a pessoa aceita e passa a acreditar que a opinião dos outros é verdadeira, ou até mesmo, o que seu diálogo interior afirma como verdadeiro, o efeito da crença se manifesta. Se é uma crença de identidade poderosa vem autorrespeito, autoconfiança etc e o contrário gera baixa autoestima, falta de autoconfiança, etc…

Muitos processos terapêuticos atuam especificamente na mudança de crenças. E são necessários pois como vimos as crenças funcionam como filtros. Mesmo que a situação mostre que a pessoa é capacitada ela simplesmente deleta esta possibilidade e continua pensando que é incapaz.

A falta de controle nos pensamentos e emoções impacta na saúde

A falta de controle nos pensamentos e emoções impacta na saúde

Por que as pessoas não prestam atenção aos seus pensamentos e menos ainda ao controle e direcionamento de seus pensamentos, elas são assoladas por pensamentos negativos e crenças limitantes. O início da depressão está associado a isto. Pensamentos negativos tomam conta da mente da pessoa. Ela sente o negativo, vê o negativo e fala o negativo. Depois que a depressão se torna crônica daí já passa para a fisiologia e se torna uma doença muito mais grave de se curar.

Então como mudar crenças?

Vou apresentar para você um método que utilizo no Treino Mental Alfa. Funciona, é simples e pode ser controlado por você…

Só exige uma sequência correta e repetições regulares.

Usando o Treino Alfa para mudar crenças

Como você viu a crença se constitui em uma estrutura mental formada principalmente por uma afirmação associada profundamente a uma ou mais experiências e ideias. Quanto mais associações mais “enraizada” está a crença e mais difícil é mudá-la.

Passos do método Treino Alfa

  1. Definir a nova crença.
  2. Visualizar-se experimentando a nova crença
  3. Regravar a experiência junto com a afirmação da nova crença
  4. Reforçar a afirmação nas ações
  5. Repetir o Treino Mental Alfa e o treino físico várias vezes
Treino Mental Alfa

Treino Mental Alfa

Explicações

1. Definir a nova crença

Você pode fazer a modificação de um desejo em uma crença. Por exemplo: “Queria ser mais entusiasmado para meus treinos. Sou muito parado”. É uma crença de identidade e comportamento. Neste caso você pode modifica-la para: “Eu sou entusiasmado e treino com motivação de campeão”. É só isto mesmo! Você vai escolher uma nova afirmação que coloque no positivo e no presente a existência de sua crença. Ao invés de um desejo se torna uma realidade. Você é assim agora? Não. Mas já está a caminho…

2. Visualizar-se experimentando a nova crença

É uma das bases do Treino Alfa. Se quiser saber com mais detalhes como fazer esta etapa veja aqui. Você precisa experimentar sua crença poderosa. Caso tenha experiências do passado você pode relembrá-las. Caso não tenha, você pode se imaginar agindo com sendo ou tendo a sua crença. Para isto você usa a visualização no seu espaço interior por meio do estado Alfa. É importante experimentar as imagens e sensações para que a nova crença seja reforçada.

3. Regravar a experiência com a afirmação da nova crença

Ainda no estado Alfa e no espaço interior, você repete lentamente a afirmação do seu estado poderoso de mais recursos internos. Por exemplo: Enquanto se visualiza como entusiasmado no seu treinamento (ou estudo) repita várias vezes a sua firmação de nova crença: “Eu sou entusiasmado e treino com motivação de campeão”. Talvez você tenha que desenvolver sua habilidade de visualização ou de manter o foco na afirmação.

4. Reforçar a afirmação nas ações

Depois de fazer o Treino Mental Alfa e gravar mentalmente a nova afirmação com uma experiência adequada, você precisa fazer isto nas ações. Da próxima vez que for treinar (ou estudar) repita sua afirmação e comece seus treinos. Durante o treino procure vivenciar a sua crença e continue esporadicamente a repetir sua afirmação.

5. Repetir este treinamento

Você deve repetir o Treino Mental Alfa e o treino físico várias vezes para o efeito se tornar permanente. Quantas vezes? Depende. Pode ser de 3 a centenas de vezes. Tudo depende de quão “enraizada” está a crença ou quão distante você está no estado atual em relação ao estado desejado. Em média cada sessão de Treino Alfa dura 15 minutos.

Por que funciona?

Primeiramente por que você acessa a mente subconsciente (intuitiva) no estado mais profundo. E você consegue fazer isto ao entrar no estado Alfa.

Segundo, você programa sua mente subconsciente com imagens, pensamentos e sensações do que você quer se tornar. Você faz isto por meio da visualização no seu espaço interior.

Terceiro, você associa as imagens e experiencias internas com sua afirmação da nova crença e isto vai também modelando sua mente consciente em direção da crença poderosa. Você vai se acostumando a pensar de maneira mais positiva e poderosa.

Quarto, você associa movimentos físicos à sua afirmação e assim consegue uma associação do treino mental com o treino físico. Este é o treino que permite você invocar quando quiser, os recursos da sua nova crença.

Conclusão

Crenças são estruturas mentais muito poderosas. Podem limitar severamente seu comportamento e visão de mundo ou podem te tornar muito poderoso.

Para mudar crenças limitantes ou inadequadas você pode utilizar o método Treino Mental Alfa. É uma maneira segura e fácil de fazer a mudança de crenças.

Se você quiser receber temas e afirmações para o Treino Alfa deixe seu email aqui.

 

Se você quiser que um especialista em Treino Alfa ajude você neste processo de mudança de crenças, agende uma sessão gratuita do Programa Treino Alfa para Qualidade de Vida.

Compartilhe este artigo:
>