Sonhar é preciso…

Sonhar é preciso… ganhar não é preciso…

Você já deve ter escutado aquela frase que os campeões dizem após ganhar um grande título:

“Este foi um sonho que se tornou realidade”.

Então ter um sonho foi um primeiro passo, certo? Um grande sonho conduz a grandes realizações. Sonhar pequeno nos torna pequenos, sem ambição, sem querer mudar o mundo. Se você não sonha e não vai atrás dos seus sonhos provavelmente você estará sendo parte do sonho que alguém mais está realizando. Já pensou nisto. Talvez você seja um mero espectador de alguém que está fazendo uma diferença. Não que isto tenha problema pois quem não gostaria de presenciar a história sendo feita. O problema está quando você está sempre sendo coadjuvante da história dos outros.

Atletas e sonhos

Um atleta precisa saber sonhar. Se o sonho acaba, também acaba a motivação e a força para enfrentar o extremo esforço físico e mental. O atleta não conseguiria continuar. Parar de sonhar é parar de querer viver. É se conformar com a situação.

Estes dias, de maneira muito sincera, César Cielo, o melhor nadador do Brasil de todos os tempos, estava comentando exatamente isto. Nas palavras dele:

“… Consigo treinar tão forte como sempre treinei, mas está cada vez mais difícil buscar coisas novas, desafios. Acho que é porque conquistei todos os sonhos que tinha na natação. Tem horas que estou ali porque sei que tenho capacidade, mas não tem aquele fator extra, motivacional”

Cesar Cielo

 

Saber sonhar é uma das técnicas fundamentais do treino mental. Quando você tem um sonho claro você vai atrás. Não importam os obstáculos.

Veja este depoimento incrível do astronauta brasileiro Marcos Pontes:

Entrevista com Marcos Pontes – Sonhos

Você pode ser o que você quiser na vida, desde que você estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você

Viu a importância de proteger seus sonhos?

Por que é importante sonhar nos esportes

Então tecnicamente por que é importante sonhar nos esportes? E na vida também!

O sonho desperta forças internas que são expressas como motivação e persistência. Um sonho tem uma relação muito profunda com o seu verdadeiro potencial. E você com certeza vai precisar de motivação para treinar e para superar adversários difíceis.

Foco

O sonho também produz um direcionamento da sua atenção para um foco. No mundo corporativo se trabalha com missão e visão. Para atletas, você pode considerar simplesmente, um sonho. É como selecionar e criar vividamente uma possível realidade dentre as infinitas possibilidades que existem e por isso o sonho se concretiza em uma única realidade.

Com um sonho claro você recebe poder para ultrapassar obstáculos e alcançar resultados extraordinários.

Então você concorda que sonhar é muito importante, ok?

Como sonhar

Aí entra o Treino Mental. Diferente de meditação ou do pensamento positivo, o treino mental é uma prática de treinos mentais estruturados, orientados à realização de metas, de acordo com a aptidão mental do atleta e das necessidades de treinamento e competição.

Três habilidades são necessárias para um sonho poderoso:

1. Visualização

Para você sonhar de maneira que você obtenha o poder que é possível extrair dos sonhos, você precisa da habilidade de visualização. Visualização não envolve só imagens. Envolve engajar todos os órgãos dos sentidos. Por exemplo:

– Imagine que você está chegando ao final de uma maratona. Você visualiza o público, a linha final da corrida. Até aí é visualização. Imagens e cenário. Agora comece a incluir sons. Visualize o público gritando seu nome e batendo palmas. Escute suas passadas e sua respiração. Escute uma música inspirado de fundo, como nos filmes! Agora acrescente o cinestésico: sinta seus pés tocando no chão, o suor no rosto, o sol na sua face, o vento batendo no seu peito. Fica diferente né? E acrescente emoções: seus adversários chegando perto e sua força interna te levando a aumentar as passadas e acelerar o seu ritmo. Isto é visualização da forma certa. Quando você engaja todos os sentidos físicos, imagens, emoções, atitude e sensações a sua visualização se torna uma máquina de resultados incríveis. Você acessa todo o poder dos sonhos.

Sonhar exige visualização

No treino mental você treina diariamente sua visualização para invocar o poder dos seus sonhos. Alguns atletas tem mais facilidade do que outros para visualizar, mas se você quiser ganhar o jogo interior que ocorre na sua mente, precisará desenvolver bastante este fundamento do treino mental.

Para a visualização do sonho ter maior impacto você precisa ter controle sobre o que você visualiza. Só visualize o sucesso, nunca visualize fracassos. E você também precisa vivacidade, ter bastante movimento, brilho, cor, sons e emoção nas suas visualizações.

2. Regularidade

No treinamento mental você treina visualização diariamente por que é a persistência de visualizar seu sonho e de trazer a experiência para a prática que te impulsiona a alcançar grandes resultados. Quando mais você vivencia mentalmente mais se acostuma que é possível e mais age de acordo.

Você pode fazer uma prática mental diária de visualizar seu sonho por alguns minutos e visualizar o seu dia cheio de sucesso, conectado ao seu sonho, por mais alguns minutos. Se não for diária, então pelo menos uma vez por semana. Se for um prazo de tempo maior do que uma semana você estará deixando de aproveitar a motivação e o foco que o seu sonho proporciona.

Eu pratico diariamente, pelo menos uns 5 minutos, visualizar o meu eu ideal, meu sonho de como quero ser. Procuro vivenciar e trazer uma experiência da visualização para meu dia.

3. Transformar sonhos em metas

Para o sonho se tornar realidade você precisa transformar o sonho em metas esportivas de longo prazo ( 5 a 10 anos), médio prazo (3 a 12 meses) e curto prazo (30 dias). Metas de curto prazo são incluídas nas rotinas de treinamento e de competições. Por sinal, são as mais importantes. Se você alcança as metas de rotina provavelmente conseguirá alcançar as demais metas.

Existe toda uma ciência de definição e de acompanhamento de metas, mas o importante aqui é mencionar que seu sonho precisa ser transformado em um programa de treinamento físico, técnico e mental. E hoje em dia eu incluiria financeiro também por que querendo ou não é o dinheiro que move o mundo atualmente. O programa de treinamento mental também deve ser orientado a metas bem definidas com práticas diárias.

Renovação dos seus sonhos

Como a vida é dinâmica, não importa se você modifica seu sonho. Sonho é diferente de missão pessoal ou missão de vida. A missão é uma mas os sonhos podem ser muitos. Podem ser até para diversas áreas de sua vida. E depois que você realiza um sonho vem a parte mais interessante: você precisa criar um outro sonho!

Pode ser em outra área da vida mas você precisa ter a motivação para continuar valendo viver e querer melhorar.

Por exemplo:

Missão de vida: elevar o nível do esporte e inspirar futuros atletas (Roger Federer)

Federer conquistou o Austalian Open em 2018 com 36 anos de idade!

Alguns dos sonhos: (que aconteceram durante sua vida)

  • Se tornar número 1 do mundo
  • Ganhar primeiro Grand Slam
  • Ganhar todos os Grand Slams
  • Retornar a ser número 1 do mundo (depois que foi ultrapassado por Rafael Nadal e Novak Djokovik.

Grandes atletas se reinventam, assim como grandes artistas e empresários, por que se já alcançaram todos os sonhos, a vida perde o sentido ou a graça.

É necessário saber sonhar. Vitórias vem como consequência da motivação para treinar que os sonhos trazem. Depois de realizar um sonho, qual é o próximos sonho?

Sonhar é preciso… Ganhar não é preciso…

Como este tema é extenso, preparei um mini-curso sobre treino mental. O que é, quais os fundamentos e habilidades, obstáculos e incluí exercícios de treino mental para você ter uma experiência. É gratuito. Veja aqui -> Mini-Curso Treino Mental

E estou curioso, como você faz para trazer seus sonhos para os treinamentos? Compartilhe nos comentários.

Compartilhe este artigo:
>