Alcançando a Alta Performance com o Estado Alfa

Alta Performance com o Estado Alfa

As pessoas até sabem que muitos dos problemas atuais existem por causa de falta de controle de seus pensamentos. A ansiedade, o nervosismo, a depressão e muitas das doenças modernas existem por que a qualidade dos pensamentos é ruim.

E nos esportes, quantas vezes o atleta que estava quase ganhando, perde o jogo por que não conseguiu lidar com seus pensamentos? Ou o artista fica nervoso antes de sua performance? O estudante que estudou o ano inteiro e sabe a matéria, tem um branco e vai mal na prova?

O nervosismo, a falta de concentração e o descontrole da mente são problemas da sociedade moderna e é um dos motivos que a meditação tem se tornado tão popular. Ajuda a acalmar os pensamentos, esclarecer as ideias e aumentar a concentração.

Sei disso por que ensino meditação desde 1985 e tenho visto muitas pessoas transformando suas vidas com a prática regular da meditação.

Mas, para alcançar alta performance nos esportes,nos estudos e no trabalho, será que meditação é suficiente?

Não, você precisará desenvolver muitas outras habilidades mentais. E é aí que entra o treinamento mental.

O Treinamento Mental para Alta Performance

O Treinamento Mental para Alta Performance foi inicialmente desenvolvido no final dos anos 70 para esportes de alta performance. Posteriormente, se expandiu para educação, saúde, performance artística e trabalho em empresas.

Atleta concentrado

Em muitos esportes o diferencial é a mente.

É um conjunto de práticas integradas para o desenvolvimento dos processos mentais, que são os pensamentos, imagens e sentimentos, para alcançar alta performance e melhoria de qualidade de vida.

É uma disciplina cientificamente comprovada e que na prática esportiva já demonstrou sua eficácia com as vitórias de inúmeros competidores a nível olímpico que utilizaram suas técnicas e práticas.

Vou compartilhar com você uma das principais técnicas do treino mental, a prática de programação mental acessando o estado Alfa.

Primeiramente, vamos conhecer melhor como funciona a mente dentro da perspectiva da alta performance.

Processo Interno para Alta Performance

Vou apresentar para você um modelo do processo interior que geralmente é utilizado para esportes de alta performance. Existem outros modelos que explicam o funcionamento do processo do pensamento. Encontramos estes na psicologia e na espiritualidade, mas aqui o foco é alta performance.

Podemos identificar três componentes principais:

  • Mente consciente
  • Mente intuitiva
  • Auto-imagem

Mente consciente

A mente consciente, as vezes chamada de parte racional ou intelectual, ego1, ou simplesmente consciência, é o componente mais importante.

Contem os pensamentos e as imagens mentais. Controla todos os sentidos físicos. Quer dizer, deveria controlar…

Cada vez que pensamos sobre algo usamos a mente consciente. Normalmente obtemos informações do meio onde estamos e opções para agir. É quem prioriza, seleciona, decide, avalia.

Quando o treinamento ou conhecimento é incorporado pela mente consciente chamamos de competência consciente.

Mente intuitiva

As vezes é chamada de mente sub-consciente.

Em termos de Alta Performance, desempenha um papel fundamental. É na mente intuitiva onde fica gravado a resposta automática, fruto de treinamentos intensos.

Quando o treinamento é incorporado na mente intuitiva, chamamos de competência inconsciente, geralmente ligada ao estado de Flow. Então é a fonte do desempenho e do poder de fazer sem pensar conscientemente. É onde a mágica do desempenho extraordinário acontece.

Autoimagem

Está diretamente ligado ao desempenho. Está conectado com as crenças e atitudes. Se a pessoa não acredita que consegue, ela não vai conseguir…

Para mudar o desempenho você necessariamente precisa mudar sua autoimagem.

Se você se vê como um perdedor, mesmo que se estiver na frente em alguma prova, vai acabar se sabotando e perder. É onde trabalhamos a Autoconfiança.

Como se dá a relação entre os três?

A mente consciente cria pensamentos e imagens que formam a autoimagem. Pode melhorar ou piorar a autoimagem. E a autoimagem é a porta de saída do desempenho.

A mente consciente de alta performance continuamente reforça a autoimagem de vitória, de sucesso e de apoio interno.

A mente consciente pode ser tão atuante que impede o trabalho da mente intuitiva.Dizemos que pensa demais, e daí o desempenho fica trancado.

Quando a mente consciente está equilibrada, ela fica mais tempo em silencio deixando a mente intuitiva fazer o seu trabalho. Para isto o atleta precisa manter a mente consciente focada em alguma coisa positiva., ou seja, ter Foco e Concentração.

A Mente Intuitiva tem a sabedoria de controlar as funções do corpo de maneira autônoma, por exemplo, respiração, crescimento ósseo, ciclo do sangue até a restauração dos órgãos do corpo. Quando a Mente Consciente deixa a Mente Intuitiva fazer a maior parte do trabalho, esta sabedoria e imenso poder mental se expressa. A capacidade é tão maior do que a mente consciente que diversos autores estudaram este fenômeno destacando aqui a obra bem atual Blink – A Decisão Num Piscar de Olhos por Malcolm Gladwell.

Ao acessar a Mente Intuitiva você consegue programa-la positivamente por meio de pensamentos serenos e firmes, de imagens positivas e sensações agradáveis. Durante um treinamento físico feito em um estado de relaxamento onde você acessa a mente intuitiva você consegue “gravar” a sensação muscular com a sensação mental. E quando você quiser acessar este treinamento, desde que esteja no estado mental adequado , você consegue mais facilmente repetir este movimento. É a execução ou seja a performance.

Então, todo o treinamento intenso que você faz vai sendo gravado na mente intuitiva. Durante um treino ou competição, você simplesmente deixa seu treino acontecer. Não atrapalha o que o “corpo” já sabe fazer. Quando você pensa demais, com a mente consciente destreinada, você só atrapalha e diminui sua performance.

Como acessar a mente intuitiva?

Seu cérebro opera com uma pequena quantidade de eletricidade, como um computador. Ele pode processar e armazenar informações, recuperar essas informações e repassar essas informações para você tomar decisões e resolver problemas. Ao contrário de um computador, no entanto, o cérebro gera e funciona com eletricidade que não permanece em uma freqüência fixa. Às vezes, a corrente elétrica do cérebro vibra rapidamente – 20 vezes por segundo ou mais. Outras vezes vibra muito lentamente, uma vez por segundo ou menos. Os cientistas chamam essas vibrações de “ciclos” ou “Hertz” e dividiram o espectro de frequências do cérebro em quatro segmentos diferentes, com base no número de ciclos por segundo (cps):

  • Beta, mais de 14 cps (normalmente 20 cps), ocorre quando o corpo e a mente estão ativos e você foca os olhos.
  • Alfa, 7 a 14 cps, está associada a sono leve e sonhar.
  • Theta, de 4 a 7 cps, está associada a um sono mais profundo e ao uso de hipnose para coisas como cirurgia indolor.
  • Delta, abaixo de 4 cps, está associado ao sono mais profundo ou coma.

A maioria das pessoas usa a frequência mais fraca e menos estável quando está pensando: o nível Beta. A maioria das pessoas, quando a freqüência do cérebro diminui para Alfa, entra no estado subconsciente, depois adormece. Mas os atletas e profissionais de Alta Performance ficam acordados no nível Alfa e fazem o pensamento deles em Alfa. Conseguem um alto desempenho mantendo um estado de relaxamento.

O estado Alfa

No estado Alfa, a atividade da Mente Consciente é reduzida e a Mente Intuitiva vai assumindo o controle. Por isso a atividade cerebral e muscular na cabeça e pescoço, capturadas pelo exame Eletroencéfalograma – EGG, começa a registrar uma menor atividade elétrica. É neste estado que você consegue acessar e programar a Mente Intuitiva.

O estado Alfa recebe diversas denominações como estado de auto-hipnose, consciência expandida, expansão sensorial (daí o sexto sentido), atenção plena, mindfulness, atitude meditativa e outras denominação de acordo com tradições espiritualistas. No treinamento Mental Alfa utilizo o termo estado Alfa por ser bem simples e de fácil associação a este estado alterado de consciência, pois você sai do padrão habitual do nível de onda Beta para ondas Alfa.

O estado Alfa está relacionado à Alta Performance e ao estado de Flow pois tem características bastante semelhantes descritas no livro Flow por Mihaly Csikszentmihalyi. Embora o estado de Flow também tenha características de autoconfiança e satisfação associadas ao Estado Alfa.

O estado Alfa é caracterizado por em relaxamento físico e mental e um estado de alerta mas sem a tensão muscular associada. Neste estado você consegue acessar a Mente Intuitiva pois os pensamentos demasiados cessam e um silencio interior permite que você sinta, escute e veja melhor tanto o que acontece no exterior, no físico, quando no interior, na sua mente.

Como entrar no estado Alfa?

Muitas das terapias e práticas de auto-ajuda se baseiam simplesmente em acessar e usar o poder da Mente Intuitiva. Para a Alta Performance, você treina de maneira consistente para conseguir acessar o estado de Alfa de diversas maneiras.

Entrando no estado Alfa

Entrando no estado Alfa

A questão é que a Mente Intuitiva só pode ser acessada nos estados Alfa, Theta e Delta. De nada adianta ficar repetindo pensamentos ou imagens com pensamentos acelerados ou com alta carga emotiva. É como se eles batessem em uma barreira, por isso, é fundamental aprender como entrar no estado Alfa para começar acessar os recursos poderosos da Mente Intuitiva.

Existem várias técnicas utilizadas para entrar no estado Alfa e para não me extender muito vou compartilhar duas que são utilizadas para a Alta Performance:

Respiração

Uma maneira bastante utilizada por várias linhas de meditação é a respiração. É uma técnica muito estudada e praticada na Índia e recentemente com a popularidade do mindfulness esta prática se popularizou no ocidente.

Com a respiração diafragmática você consegue manter o foco da atenção na respiração, acalmando aí a atividade da Mente Consciente. O próximo passo é o relaxamento que vem da própria respiração profunda. E depois pensamentos e sugestões de um estado mais pleno. Tudo isto é um acesso ao estado Alfa onde a percepção sensorial se amplia. Geralmente é feito de olhos fechados. É aconselhado para aqueles que tem mais facilidade com o canal cinestésico, ou seja, preferem se comunicar e perceber o mundo por meio das sensações e por isso se conectam mais facilmente com a respiração.

Desfocando a visão

Esta é a prática um pouco mais difícil no início mas é a mais natural pois você não precisa fechar os seus olhos para entrar no estado Alfa. É esta que utilizamos no Treinamento Mental Alfa junto com o quarto mental interior. A principal diferença nos métodos é que uma é feita de olhos abertos e outra de olhos fechados. Veja a seguir quais os passos para esta técnica:

Entrando no estado Alfa de olhos abertos

Você deve focar o seu olhar em um ponto pouco acima do seu olhar na parede à frente, de 15 a 20 graus acima.

Depois vá desfocando aos poucos sua visão até começar a perceber visualmente o que está ao seu redor. Pode tentar até perceber o que está atrás de você. Ao desfocar a visão, você vai naturalmente diminuindo suas ondas cerebrais.

Junto com isto vá relaxando cada músculo e cada parte de sua cabeça. Desde o couro cabeludo, a testa, os olhos e pálpebras, a faça, o nariz, os lábios, o maxilar, até seu cérebro vai relaxando e ficando sem nenhuma tensão, só a sensação de leveza.

Pronto, você está no estado Alfa e a partir daí consegue acessar diretamente sua Mente Intuitiva. Sua percepção se amplia enquanto você permanece completamente relaxado.

estado Alfa com os olhos abertos

É possível entrar no estado Alfa com os olhos abertos

Caso não tenha uma parede onde você pode fixar sua visão, você também pode focar sua visão em um ponto entre os olhos na região das sobrancelhas. Com a prática você rapidamente entra neste estado em qualquer lugar e situação. Consegue acessar o potencial de sua mente intuitiva.

Melhorando a Performance com o estado Alfa

O segredo para Alta Performance é deixar a mente intuitiva fazer o que sabe, por isso você deve controlar o diálogo interior e diminuir o excesso de pensamentos. Este estado de acesso à mente intuitiva é chamado estado Alfa, mas o problema é que as pessoas estão tão destreinadas mentalmente que ao entrar neste estado, que acabam dormindo…

Ayrton Senna visualizando sua próxima corrida

Ayrton Senna era especialista em competir no estado Alfa

O objetivo do treinamento mental para entrar no estado Alfa de olhos abertos é:

• Produzir ondas cerebrais alfa com percepção consciente – isto é, atingir o estado Alfa sem adormecer.

• Tornar-se mentalmente ativo – isto é, analisar problemas – e encontrar soluções – enquanto permanece no estado Alfa.

Programação Mental no estado Alfa – Afirmações

Veja neste artigo como fazer o Treino Mental Alfa passo a passo.

A programação da Mente Intuitiva no estado Alfa produz resultados muito melhores do que programar em beta. Você pode repetir afirmações mil vezes no nível externo (beta) e não ter tanto efeito quanto com apenas uma repetição em alfa. Por isso que o pensamento positivo tem efeito para algumas pessoas e nenhum para outras. Estão criando e repetindo pensamentos na “freqüência” errada.

Conclusão

Se você competir ou estudar no estado Alfa, relaxado e alerta, você conseguirá a Alta Performance que experimenta nos treinamentos e estudos. E mesmo nos treinamentos, com ajuda da visualização enquanto de olhos abertos, conseguirá mais rapidamente melhorar o seu desempenho.

Compartilhe este artigo:
>