15 Atitudes para Provocar o OTIMISMO

O OTIMISMO pode ser uma atitude natural

ou uma atitude consciente.

Tem gente que tem o otimismo como um traço de personalidade, uma virtude que nasce com a pessoa, que já vem junto. É um talento natural para olhar para as situações da vida e se relacionar com os outros.

Estas pessoas não fazem nenhum esforço...simplesmente traduzem cada cena da vida como algo especial, sempre benéfico e tudo o que acontece é uma oportunidade, nunca um obstáculo. Eu chamaria estas pessoas de privilegiadas. É uma especialidade similar as das pessoas que são artistas, sem precisar fazer nenhum esforço extra, nem estudar. São assim porque é sua forma de expressão e interação com o mundo...isto lhes faz sentir bem. E como todo talento...são poucas pessoas que vem com esta habilidade ao mundo. Elas se encontram em qualquer classe social, não importa onde moram, como vivem e o que possuem.

E o otimismo como uma atitude consciente, o que seria? Este vale para todas as outras pessoas...ou seja, a maioria.

É uma atitude consciente, pois devemos tomar a iniciativa de buscar por ele. Alguns procuram nos livros, outros em terapias e outros em filosofias. Ser otimista acaba sendo uma escolha deliberada que muitas pessoas fazem pois, a partir de suas experiências diárias ao longo da vida, descobrem que podem escolher ser otimistas. E porque as pessoas resolvem aprender a ser otimistas? Porque ao ser otimistas as pessoas percebem que os resultados na prática nos tornam seres são melhores, mais produtivos e também são uma fonte de felicidade.

Mas como tudo que a gente escolhe fazer para transformar nossa vida...ser otimista também exige esforço, disciplina e determinação.

Observar ou conviver com pessoas otimistas pode ajudar bastante, mas ser otimista é algo que precisa ser despertado dentro de você, por você mesmo. A partir de mudanças que você deve provocar internamente. Os ingredientes e as medidas certas estão dentro de você e não nos livros ou textos externos. É você quem tem que colocar a mão na massa.


VOCÊ É UMA PESSOA OTIMISTA?

AQUI ESTÃO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO OTIMISTA.  

Veja se você se reconhece em alguma delas!

Todo otimista é persistente. Ele nunca desiste diante de um obstáculo.

Todo otimista sempre tem um plano de ação.

O otimista não se deixa abater.

O otimista sempre aprende com as dificuldades e cria novas saídas.

 O otimista sempre vai preferir ser feliz.

O otimista sempre está rodeado de amigos. Todos gostam de ficar perto de pessoas positivas e alegres.

Os otimistas sempre dão o primeiro passo.

Os otimistas sonham muito e improvisam na mesma medida. E seus planos são conquistados, pois sua força de vontade é intensa para colocar tudo na prática.

O otimista nunca perde de vista o lado positivo de uma experiência negativa.

Os otimistas sempre focam o sucesso e não o que pode lhes impedir.

O otimista não dá desculpas. Vai em busca da solução.

Os otimistas sabem rir de si próprios. O melhor jeito de viver mais descontraído.

O otimista enfrenta os desafios com coragem e determinação. Ele acredita que pode vencê-los.

Em quantas destas características você se encontrou? Agora vamos adiante... O que você ainda deseja fazer para provocar o otimismo está a seguir. Confira e aplique! As pesquisas mundiais confirmam: qualquer pessoa consegue transformar o positivo em negativo. 

15 ATITUDES PARA PROVOCAR O OTIMISMO

Atenção! Não vale trazer nada de negativo para cá... Vamos focar sempre no positivo. Assim como cuidamos do corpo, comendo comida boa e saudável, temos que fazer o mesmo com nossa mente!

1
Pare uma vez ao dia e pense em alguma coisa positiva que te aconteceu HOJE. Se você gosta de registrar, por escrito ou gravar...faça isso! Ajuda a reforçar a lembrança.
2
Uma vez ao dia encontre um lugar onde você possa ficar só, em silêncio e faça uma meditação. Meditação significa pensar nas suas qualidades originais e suas virtudes. Observe tudo que vem na sua mente e leve para o lado positivo.
3
Observe o seu corpo e veja o que você pode fazer por ele, para que funcione melhor. Sabe que um exercício físico libera endorfina e que esta ajuda a melhorar a nossa disposição, energia e humor? Mexa-se!
4
Gratidão tem que fazer parte do seu cardápio diário. Esta energia é poderosa! Basta olhar em volta e escolher! Algo que alguém fez pra você, uma cena da natureza que lhe deu energia, o alimento que você comeu, uma criança que sorriu em sua direção,...
5
Escolha hoje algo que você gostaria de mudar na sua vida. Esta atitude move os motores do otimismo. Mãos à obra!
6
Sorria. Primeiro para você, no espelho. E depois para cada pessoa que passar por você durante o dia. Preste atenção na onda positiva de vibrações que você vai receber. Isto ajuda a manter seu bom humor em alta o dia inteiro. Podemos sorrir até com os olhos, sabia? Tente....
7

Faça uma boa ação a cada dia. Faça o bem sem olhar pra quem! A doação que nos faz feliz pode até ser incógnita...e mesmo assim ela vai despertar em você um sentimento muito bom.

8
Descubra todo dia alguma qualidade em alguém que está perto de você. E divulgue para todos, inclusive para a própria pessoa! Isto faz um bem geral!
9
Todo santo dia faça contato com, pelo menos, uma pessoa que te faz bem. Liga, telefona, visita, manda um whats....Você vai rir, ouvir boas notícias, combinar um novo encontro... Cultive seus amigos!
10
Faça parte de alguma atividade voluntária. Está comprovado...você sempre recebe mais do que dá! E isto é uma fonte geradora de motivação e alegria.
11
Ofereça ajuda para um estranho na rua. Geralmente é um gesto tão pequeno, mas que causa um impacto tão forte e positivo.
12
Saia da sua zona de conforto e assim você será mais produtivo. Busque e tente coisas novas. Assuma riscos. Este movimento aumenta a motivação e o otimismo.
13
Perdoe alguém. Pode ser em pensamento, palavras ou ação. O sentimento é muito especial e nos faz sentir muito bem. Leves e felizes.
14
Foco nas pessoas ou nas coisas. Desde que te façam bem.
15
Escolha uma qualidade sua diferente e coloque na prática em benefício de alguém. Você vai se surpreender como você tem coisas boas para oferecer aos outros...e quanto mais você usar suas qualidades mais elas aumentarão.

http://www.esensetreinamentos.com.br/segredos-que-voce-precisa-conhecer/

Atualmente estamos no meio de uma epidemia de depressão cujas consequências roubam mais vidas do que a AIDS. Os índices de depressão aguda são dez vezes maiores atualmente do que há cinquenta anos. A doença atinge as mulheres duas vezes mais do que os homens e agora se manifesta na vida das pessoas dez anos mais cedo que uma geração atrás.

Vinte e cinco anos de estudos convenceram o Dr. Seligman de que, se sucumbirmos a uma visão negativa das coisas, ficaremos facilmente deprimidos, realizaremos menos do que nosso potencial e até ficaremos doentes fisicamente com mais frequência. As profecias pessimistas são auto-suficientes.

No entanto, os hábitos do mau pensamento não precisam ser eternos. Uma das descobertas mais importantes da psicologia nos últimos anos é o fato de os indivíduos poderem escolher sua própria maneira de pensar. A maneira como pensamos sobre os vastos domínios da vida, pode ampliar ou limitar o controle que temos sobre ela. Nossos pensamentos não são meramente reações aos acontecimentos. Eles modificam o que sucede.

Depois de tantas pesquisas, questionários e grupos de estudo, ficou claro para o autor que o notável atributo, que é a capacidade de adaptação em face da derrota e do infortúnio, pode ser aprendido.

http://www.esensetreinamentos.com.br/tecnicas-meditacao-alta-performance/

Isto nos leva a afirmar então, que o

OTIMISMO TEM QUE SER PROVOCADO.

Intitulada Psicologia Positiva, essa é uma corrente que se baseia numa mudança básica de perspectiva: em vez de se concentrar nas falhas, o foco é colocado nas forças e virtudes das pessoas. E a partir daí, ganhamos condições de superar tanto os obstáculos de agora, como outros que poderão surgir.

A Psicologia Positiva popularizando termos como otimismo, resiliência (expressão da física que significa poder de recuperação, grau de elasticidade), coragem, virtudes, energia, forças, felicidade, perdão ou alegria.

“Em vez de ver a religião como uma ilusão e uma muleta, (…) eles podem identificar os mecanismos por meio dos quais uma prática espiritual como a meditação fortalece a saúde física e mental. Suas experiências em laboratório podem definir não as condições que induzem a um comportamento indesejado, mas as que estimulam a generosidade, a coragem, a criatividade e a alegria”.

Nossas convicções negativas não passam de distorções da realidade, e é preciso contestá-las para evitar que elas comandem nossa vida emocional, e para isso existem técnicas para serem aplicadas de forma prática, como questionários e testes para saber se você é pessimista, otimista, com alta ou baixa autoestima etc. Primeiro você precisa se conhecer melhor...Click to replace anchor text

O livro do dr Seligman , “Aprenda a ser Otimista”, escrito após 25 anos de pesquisas sobre o tema, não traz teorias. Tudo que é afirmado tem implicações práticas na nossa vida. Ensina técnicas comprovadas e poderosas para controlar os pensamentos pessimistas.

A partir da sua decisão de mudar o seu estilo, seu foco sobre tudo e sobre todos, você irá descobrir os benefícios do otimismo em diversas áreas da vida: trabalho, relações entre pais e filhos, no esporte, com amigos, na saúde, finanças pessoais, produtividade pessoal, administração de negócios e assim por diante.

A mudança do pessimismo para o otimismo é, pelo menos parcialmente, responsável pela prevenção de sintomas depressivos, ressalta Seligman.

http://www.esensetreinamentos.com.br/os-7-habitos-das-pessoas-altamente-eficazes/

Um líder desafia a situação atual por desejar algo melhor e se propõe a modificar a situação onde se encontra. Isto exige energia, força e persistência. Os lideres tem esta energia. Mas o que pode separar aquele profissional que quer se tornar um líder de obter essa “energia” transformadora?

O maior impacto negativo no desempenho é uma atitude de pessimismo. E um dos fatores que mais causa impacto sobre nossa atitude é a linguagem que utilizamos. A linguagem refina o modelo mental que criamos da realidade. A linguagem reforça e é reforçada pelas crenças que temos sobre o mundo e dos problemas.

Quando tratamos a adversidade como PERMANENTE (“isso sempre acontece comigo”), PERVASIVA (“isso vai estragar meu dia inteiro”) e PESSOAL (“isso aconteceu porque eu não sou bom”), então nós nos direcionamos para o pessimismo e a um mau desempenho. Quando usamos a linguagem que é temporária, específica e externa, começamos a fazer a diferença.

O que perturba os homens não são as situações, mas a avaliação que eles fazem das mesmas.

Epíteto

Vamos olhar para as alternativas apresentadas por ele, ao encarar uma situação desafiadora:

PERMANENTE vs TEMPORÁRIA

O pessimista pensa: “Isso sempre acontece comigo”. Isto essencialmente diz que não há nenhuma utilidade em tentar mudar a situação, porque ela vai sempre acontecer.

O otimista pensa:
“Isso não acontece sempre. Gostaria de saber se há uma maneira que eu posso mudar esta situação da próxima vez”. Isto realmente coloca um certo otimismo na conversa e nos obriga a procurar formas de mudar o resultado futuro.

PERVASIVO vs ESPECÍFICO

“Isso vai estragar meu dia inteiro” Isso coloca você em uma atitude péssima e muitas vezes faz associações baseadas nesta lógica falha. Só porque você tem um telefonema ruim na parte da manhã, não significa que todo o dia vai ser arruinado.

“Ah, isso vai criar outras oportunidades”! Esta linguagem coloca-nos à procura de um evento positivo e nos impede de usar a percepção negativa como uma âncora para eventos futuros.

PESSOAL vs EXTERNO

“Isso aconteceu porque eu não sou bom”. Isto significa levar as situações para o lado pessoal, para o nível de identidade. Se você não é bom, então qual é o sentido em tentar fazer diferente? Isso vai continuar acontecendo, independentemente do que você fizer, assim você não se importa de fazer qualquer coisa diferente.

“Eu não era capaz de fazer isso porque eu não tinha as habilidades e recursos para essa situação”. Agora, isso é algo mutável. Se você não tem as habilidades, então você pode adquiri-las. Pode ser diferente no futuro.

http://www.esensetreinamentos.com.br/dicas-para-acalmar-os-pensamentos/

Olhe a sua volta e perceba como tem gente que sabe usar muito bem o poder do otimismo para conquistar seus objetivos.

No esporte, atletas otimistas conseguem desempenho e resultados superiores.

A influência do otimismo também pode ser observada na política, onde pesquisas também apontam que candidatos mais otimistas vencem as eleições, na maioria dos casos.

O otimismo também produz efeitos benéficos para a saúde, podendo impactar de forma positiva o sistema imunológico. Ele tem o poder biológico de melhorar o estado geral de saúde de uma pessoa, podendo inclusive contribuir de forma decisiva para a cura de doenças.

Preste a atenção na sua maneira de encarar os problemas e verifique se você está aprendendo a se tornar positivo ou aprendendo a se tornar pessimista. Como se diz, a escolha é sua.

Conclusão: o otimista tende a ser mais feliz e mais saudável que o pessimista.

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