Treino Mental para Alta Performance

Treino Mental muitas vezes está associado a processos de mudança. Quem busca melhorar algo em sua vida acaba encontrando esta opção no topo de dicas eficazes para você conquistar alta performance em qualquer setor de sua vida.

A utilização do termo "Alta Performance" se tornou popular com o desenvolvimento dos esportes competitivos.  Alguém que tem alta performance é aquele que continua trazendo inovação, ganhando seus prêmios, enfim, um competidor que consegue se manter no topo. Leonel Messi é um exemplo no futebol, assim como temos exemplos também de tenistas, surfistas e golfistas que conseguem por muitos anos se manter no topo, entre os melhores. Isto tudo depende de um conjunto de habilidades: habilidade física, conhecimento, estudo, muita paixão e muito treino. E também de habilidades mentais.

Muitos desses esportes são mentais, porque em um alto nível de qualquer esporte, por exemplo um jogador de futebol...ele sabe correr, chutar uma bola, cobrar uma falta, um tenista sabe todos os movimentos...mas o que faz a diferença é a cabeça.

Para ter alta performance em ambientes competitivos, os atletas tem sido muito apoiados pela psicologia esportiva, que avançou bastante para poder fazer com que os atletas tenham um desempenho de sucesso. Imagine se um atleta ficar preocupado com a torcida rival: “eles não gostam de mim, não vou conseguir, eles estão gritando contra mim,...” Ele tem que ter resiliência, essa força mental, vontade de ganhar, capacidade de se concentrar, ter foco, ser capaz de se abstrair do que está acontecendo ao seu redor.

Esses atletas de alta performance também fazem treinamentos em laboratórios. Um exemplo são os ciclistas que são colocados em túneis de vento para conseguir aqueles segundos de vantagem que lhe darão a vitória. Desde a roupa, a postura na bicicleta, ...tudo faz diferença na alta performance: no físico, o equipamento, a mente.

A psicologia esportiva tem confirmado seus conceitos na prática ao longo dos tempos, e hoje eles são igualmente inseridos  em outros ambientes. Nas empresas, em ambientes corporativos onde a pressão também é muito forte as técnicas de meditação já são adotadas como ferramenta de produtividade.

Um esportista de alta performance como Michael Phelps precisa obter bons resultados constantemente para se manter no topo. Ele afirma:  "Eu acho que a mente é realmente a chave" 

Já um cantor que faz sucesso com uma única música, um único disco, não pode ser considerado um profissional de alta performance, mas talvez apenas ter tido a "sorte" de um principiante.


Alta performance no TRABALHO


Para os profissionais de qualquer área também encontramos diversas situações de desafios que exigem a Alta Performance. Bater as metas, entregar os projetos no prazo, desenvolver competências diversas, equilibrar vida e trabalho, etc.


Assim, a alta performance que começou com os esportes, mas hoje em dia ela também está indo também para o ambiente corporativo.

Por isso foi desenvolvido um conjunto de ferramentas para apoiar as pessoas nesta busca, principalmente nesta parte mental.

Hoje em dia, a maioria dos profissionais que procuram ajuda clínica estão sofrendo de ansiedade, preocupação, stress... as doenças do novo milênio.

Como lidar com tantas variáveis, com tantas notícias negativas, com relacionamentos difíceis? Isto tudo se repete... é no trabalho, em casa, na escola, com os amigos, com os filhos. Podemos afirmar que a alta performance nestes ambientes é muito mais desafiador.

Alta performance na VIDA


Como é para você manter o equilíbrio com a família, com a saúde, com seus amigos, com os seus sonhos, seus hobbies, com teu desenvolvimento pessoal e espiritual?

Manter o equilíbrio em todos esses setores da vida traz muita pressão.

O importante na alta performance pessoal é você conseguir criar os seus sonhos, que pode ser: ficar em casa lendo um bom livro, pode ser fazer uma viagem, pode ser ficar com a sua família, pode ser passear com seu cachorro, pode ser um estudo, pode ser tanta coisa...O que importa é você ter a energia para criar os seus sonhos, de ir atrás de seus sonhos, sejam eles quais forem. Então podemos considerar que você está tendo uma alta performance.

Aqui não estou enfatizando que é necessário ter alta performance em todas as situações de nossa vida. Temos que ter cuidado, pois às vezes existe muita cobrança por parte de algumas pessoas que tem muita energia, são muito ativos e que conseguem realizar muito e assim definem padrões muito altos e acham que os outros tem que seguir o mesmo ritmo. Você não tem que seguir ninguém sob pressão.

Quando a pessoa apenas sonha e não realiza, ela não está tendo aquele desempenho que chamamos de alta performance pessoal. E o mais importante é você saber como ter essa força, essa habilidade mental para conseguir isso.

Treino Mental para alta performance

Assim como um atleta que está se preparando para sua competição, ele está fazendo uso, não só apenas de um treinamento físico, mas naquele momento também se concentrando, tendo foco, visualizando um bom desempenho. Para conseguir um alto desempenho, ele precisa dessas habilidades mentais.

Veja o que você pode conseguir integrando técnicas de treino mental na sua vida.

Desenvolver suas habilidades mentais. Visualização, pensamento positivo, foco, criar um sentimento interno e experimentá-lo.


Conectar-se aos seus recursos internos.
Essa treinamento é muito importante pois, por exemplo, a motivação que vem do seu sonho, algo que você deseja muito...essa energia precisa ser ativada continuamente, ela tem que ter um certa regularidade. Não é só usar uma técnica no início do ano, definindo desejos como “esse ano eu quero me tornar assim…” ou quando você pensa em um projeto, combina com os amigos para fazerem um passeio de um ano de férias, e nesse momento existe toda aquela vontade e animação.

Para que algo realmente aconteça ou se transforme, os nossos recursos internos tem que ser acessados continuamente. Essa sua vontade são seus recursos internos, são as suas capacidades, o seu diferencial, seus talentos, suas qualidades. Você precisa dar energia para todos eles, dar vida para esses seus recursos. Você precisa “se perceber” usando aquelas qualidades. Você pode não estar usando esses recursos, mas reconhece que realmente tem essas capacidades, para elas poderem vir para a prática, serem realmente utilizadas. Você precisa pensar, mentalizar, ensaiar e programar a sua mente e então aquilo começa a aparecer e ser utilizado de forma prática. E assim você desenvolve essa conexão com seus recursos internos.

Desenvolver o foco e manter-se focado constantemente.
O foco também é uma habilidade que você desenvolve. Ele deve ter uma função contínua, a cada momento, a cada dia e você deve ficar focado naquilo que sente que é importante para você, naquilo que vai fazer a diferença.


1ª TÉCNICA - ENSAIO MENTAL - para o início do dia

Essa é uma das mais importantes técnicas de treino mental utilizadas na busca da alta performance. Ela deve ser feita todos os dias, sete dias por semana.

Essa programação ou ensaio mental é uma técnica que qualquer atleta de alto desempenho usa, antes de entrar em uma competição, um jogo difícil, uma prova...eles se concentram, se preparam. Eles pensam em como vão ter aquele desempenho, visualizam como será aquele momento do teste, qual será a melhor tática para usar, qual será o plano para ter melhores resultados.

Esse é o momento em você ensaia o seu sucesso. Essa é a principal característica do Ensaio Mental...primeiramente você se visualiza com sucesso. Você vai ensaiar o que você tem de melhor e aquilo que você quer alcançar.

O Ensaio Mental é a programação que você mesmo faz...você é o protagonista, você é o ator principal. Você se percebe, se visualiza de forma que você possa incorporar suas qualidades, sentir isso, e principalmente, se acostumar com essa visão.

Neste momento você está ensaiando para uma apresentação. Depois aquilo se torna algo natural, algo que você realmente vai conseguir colocar na prática.

O Ensaio Mental tem cinco (5) etapas:

  1. CENTRAMENTO
  2. FRASE DE IDENTIDADE
  3. VISUALIZAÇÃO
  4. FRASE DE IDENTIDADE
  5. CENTRAMENTO


2ª TÉCNICA - S.T.O.P. - durante o dia

Esta é uma das técnicas de meditação que pode ser executada e trabalhada durante o dia inteiro, durante um minuto ou dois. Dependendo da situação você pode usar mais tempo. Podemos chamar essa técnica de uma mudança intencional.

Ela traduz essa conexão com um propósito maior, com nossos recursos, com nossa visão, nosso sonho. É um acesso ao potencial que cada um de nós tem.

Quando você faz uma parada e acessa de novo aquele seu potencial, você está se preparando para retomar o que você estava fazendo, com mais energia, com mais centramento, com mais qualidade.

Esse S.T.O.P. também pode ser visto como uma mudança de rumo. Você estava fazendo uma atividade, agora você vai fazer outra atividade. É um ajuste de rumos, de direcionamento, de um planejamento.

Em que situações você vai usar esta técnica do S.T.O.P. ?

Quando você está saindo de casa, está indo para o carro, para o ônibus, enfim, para o seu transporte. Então você chega no trabalho e vai entrar em uma reunião. Em cada situação nova você se prepara por um minuto, para se focar para a próxima situação, e assim você fica mais presente, faz uma limpeza interna...é um processo de organização mental, em cada mudança de contexto.


3ª TÉCNICA - AVALIAÇÃO DIÁRIA - final do dia

No processo de desenvolvimento dessas habilidades, agora é o momento de fazer uma revisão do dia.

Aqui temos um resumo desta revisão:

Escrito ou pensado

Visualize as imagens e principais cenas do seu dia

Agradeça e perdoe

Pergunte-se:

O que fiz de bom hoje?

O que preciso melhorar?

Como realizei minhas metas hoje?

Finalize o dia


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  • Nelson disse:

    Oi Rodrigo, gostei do artigo…Objetivo, claro e com aplicações práticas.

    Os botões call to action estão bem colocados.

    Manda bala!! Abcs

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