OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

HÁBITOS EFICAZES estão presentes na raiz de todo processo de mudança. E o conceito de raiz traz em si o sentido "de dentro para fora".

O autor Stephen R.Covey aborda no seu livro a necessidade da MUDANÇA DE COMPORTAMENTO e relata sobre a importância de pensarmos de dentro para fora, de assumirmos a responsabilidade por nossas atitudes e por quem somos, mudando a maneira como nos enxergamos e ao mundo, sob as crenças que nos são ensinadas ao longo da vida.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes abrangem a maioria dos princípios fundamentais da eficácia humana. Estes hábitos são básicos, primários. Estes hábitos eficazes representam a interiorização dos princípios corretos nos quais o sucesso e a felicidade duradoura se baseiam.

Dentro de uma visão geral dos 7 hábitos eficazes, um hábito é definido como a interseção entre o conhecimento (o que fazer e o porquê), a habilidade (como fazer) e o desejo (o querer fazer).

Neste post estarei descrevendo resumidamente, cada um dos 7 hábitos eficazes de Stephen Covey.

Vale a pena ler. É um conteúdo maravilhoso e enriquecedor.

HÁBITO EFICAZ 1 | Proativo X Reativo

hábitos eficazes

Você tem certeza que é você mesmo que toma suas decisões?

Ou depende do que está acontecendo do lado de fora?

A palavra proatividade implica muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso comportamento resulta de decisões tomadas, e não das condições externas.

Temos a capacidade de subordinar os sentimentos aos valores. Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam. As pessoas reativas são afetadas somente pelo ambiente físico. Se o tempo está bom, elas se sentem bem. Caso contrário, mudam a atitude e a performance.

As pessoas proativas carregam o tempo dentro de si. Faça chuva ou faça sol, não interessa, elas avançam graças a seus valores. E, se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, ela não depende do tempo estar assim ou assado.

As pessoas reativas também são afetadas pelo ambiente social, pelo “tempo social”. Quando as pessoas a tratam bem, sentem-se bem. Quando acontece o contrário, assumem uma postura defensiva ou protetora.

As pessoas reativas constroem sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.

Os reativos são levados pelos sentimentos, circunstâncias, condições e ambientes.

Os proativos são guiados por seus valores, cuidadosamente pensados, selecionados e interiorizados.

Você pode perceber se está agindo de forma reativa ou proativa através de sua linguagem.   Se você disser: não há nada que eu possa fazer, você está agindo de forma passiva. Agora sendo esse comentário: vamos procurar alternativas, você está agindo de forma proativa.

Tomar a iniciativa não significa ser agressivo, insistente ou chato, e sim reconhecer a responsabilidade de fazer com que as coisas aconteçam. É apenas um dos hábitos eficazes.

http://anaturezahumana.com.br/os-10-inimigos-da-boa-comunicacao/

HÁBITO EFICAZ 2 | Comece com o objetivo em mente

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Primeiro trace seu plano, depois entre em ação.

Começar com um objetivo em mente significa começarmos tendo uma compreensão clara do destino. Significa saber para onde estamos seguindo, de modo a compreendermos melhor onde estamos agora, e darmos passos sempre na direção correta.

Ao manter este objetivo claro na mente, podemos ficar certo de que qualquer coisa feita em um dia determinado, não viola o critério que definimos como tendo importância suprema, e de que cada dia de nossas vidas contribuiu de modo significativo para a visão que temos de nossas vidas como um todo.

As Duas Criações

Se baseia no princípio de que as coisas são criadas duas vezes.

Há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação, em todas as coisas. Por exemplo, a construção de uma casa, que é criada detalhe por detalhe, antes mesmo de martelar o primeiro prego.

Depois a criação física, que é transformada em planta onde se começa a planejar a construção. Tudo isso se faz antes de tocar no solo. Caso contrário, na segunda criação, a criação física, se precisará gastar uma fortuna fazendo modificações, o que dobrará o preço da casa.

Missão Pessoal

É a forma mais eficaz para começar com o objetivo em mente, é desenvolver uma missão pessoal, filosofia ou credo. Ela se encontra naquilo que a pessoa deseja ser (caráter) e fazer (contribuições e conquistas), e nos valores ou princípios nos quais o ser e o fazer estão fundados.

Uma vez que cada indivíduo é único, uma missão pessoal irá refletir sua unicidade, tanto na forma quanto no conteúdo. A missão é pessoal e na sequência ela passa pela estrutura familiar, social e profissional.

Autoconsciência

A auto consciência nos leva a examinar nossos próprios pensamentos. Isso é particularmente útil para a criação de uma missão pessoal porque os dons humanos específicos que nos permitem praticar esse hábito, imaginação e consciência, são funções primária do lado direito do cérebro. Compreender como lidar com esta capacidade do cérebro direito, aumenta grandemente nossa habilidade de primeira criação.

Visão Abrangente

Um dos maiores problemas que surgem quando as pessoas lutam para se tornar eficazes na vida é o fato de não pensar de modo suficientemente abrangente. Elas perdem o senso de proporção, o equilíbrio, a ecologia necessária para uma vida eficaz. Elas podem ser consumidas pelo trabalho e negligenciar a saúde do corpo. Em nome do sucesso profissional, elas podem deixar de lado os relacionamentos mais preciosos de suas vidas.

Declarações de Missão

As declarações de missão também são vitais para organizações bem-sucedidas: família, sociedade, empresas. E para alcançar a eficácia, a declaração precisa vir da base destas organizações. Todos devem participar de modo significativo, tanto na família, como nos relacionamentos, nos grupos sociais e não somente os altos escalões do planejamento estratégico, por exemplo, nas empresas, mas todos os envolvidos com o objetivo da missão.

HÁBITO EFICAZ 3 | Primeiro o mais importante

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Comece sempre pelo começo.

Assim você chega mais rápido e melhor.

É a segunda criação, a elaboração física. É a realização, a transformação em realidade, a emergência natural dos dois primeiros hábitos. Traduz-se por organizar e executar conforme as prioridades. É uma atuação no dia-a-dia, a cada segundo.

A matriz de gerenciamento do tempo está dividida em quadrantes:

Quadrante I - é importante e urgente.

E tem por atividade: crises, problemas urgentes, projetos com data marcada.

Os resultados são: estresse, esgotamento, administração de crises e sempre apagando incêndio.

Quadrante II - é importante e não urgente.

E tem por atividades: prevenção, desenvolvimento de relacionamentos, identificação de novas oportunidades, planejamento e recreação.

Os resultados são: visão, perspectiva, equilíbrio, disciplina, controle e poucas crises.

Quadrante III - é não importante e urgente.

E tem por atividades: interrupções, telefone, relatórios, correspondência, questões urgentes próximas, atividades populares.

Os resultados são: foco no curto prazo, administração de crises, considera planos e metas inúteis, faz papel de vítima, não controla a vida e relacionamentos superficiais ou rompidos.

Quadrante IV - é não importante e não urgente.

E tem por atividades: detalhes, pequenas tarefas, correspondência, perda de tempo, atividades agradáveis.

Os resultados são: total irresponsabilidade, demissão dos empregos, dependência de outros ou instituições para os itens básicos.

O objetivo da administração do Quadrante II é conduzir a vida com eficácia, a partir de um centro de princípios sólidos, e de um conhecimento da missão pessoal, com foco no importante bem como no urgente, dentro de um quadro de manutenção do equilíbrio entre o aumento da produtividade e o aumento da nossa capacidade de produção.

http://anaturezahumana.com.br/porque-esta-errado-so-administrar-o-tempo-para-alcancar-resultados/

HÁBITO EFICAZ 4 | Seja um ganha/ganha

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Um jeito melhor de ser.

É um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Não se trata do meu jeito ou do seu jeito, e sim de um jeito melhor, superior. Entre os hábitos eficazes, este é considerado o campeão.

Os 6 paradigmas da INTERAÇÃO HUMANA são:

1. Ganha/Ganha

Significa entender que os acordos e soluções são mutuamente benéficos, mutuamente satisfatórios. Todas as partes se sentem bem com a decisão, e comprometidas com o plano de ação. Ganha/Ganha vê a vida como uma cooperativa, não como um local de competição. Ganha/Ganha se baseia no paradigma de que há bastante para todos, que o sucesso de uma pessoa não se conquista com o sacrifício ou a exclusão de outra.

2. Ganha/Perde 

Adota a abordagem autoritária: “eu sigo em frente, você fica para trás”. As pessoas Ganha/Perde são propensas a usar a posição, poder, cargo, coisas ou sua personalidade para avançar. Muita gente foi criada dentro desta mentalidade desde o nascimento. A força inicial e mais importante em ação é a família. Quando um filho é comparado com o outro, as pessoas vivem dentro do pensamento Ganha/Perde.

3. Perde/Ganha 

É pior que Ganha/Perde, pois não tem padrões. Nada de exigências, expectativas ou visão. Pessoas que pensam em Perde/Ganha normalmente preferem conceder e concordar. Tem pouca coragem de expressar seus sentimentos e opiniões, e se intimidam facilmente com a força da referência alheia. “Sou pacífico, faço qualquer coisa para manter a paz”.

4. Perde/Perde 

Quando duas pessoas Ganha/Perde se encontram, ou seja, dois sujeitos determinados, teimosos e egoístas interagem, o resultado é Perde/Perde. Os dois perdem e tornam-se vingativos, e querem a “revanche” ou a “vingança”. Também é filosofia de uma pessoa altamente dependente, sem orientação interna, que está mal e pensa que os outros também devem estar assim.

5. Ganha 

Pessoas com uma mentalidade tipo Ganha não desejam necessariamente, que outras pessoas percam. Isso é irrelevante. Só importa para elas conseguir o que pretendem.

6. Ganha ou nada feito 

Significa basicamente que se não conseguimos encontrar uma solução mutuamente benéfica, concordamos em discordar amigavelmente. Nada feito. Nenhuma expectativa foi criada, e compromissos de desempenho não foram estabelecidos.

HÁBITO EFICAZ 5 | Procure primeiro compreender depois ser compreendido

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Tipicamente, nós procuramos primeiro que nos compreendam. A maior parte das pessoas não consegue escutar, com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de retrucar. Elas estão sempre falando ou se preparando para falar.

ESCUTA EMPÁTICA

É a escuta com finalidade de compreender, ou seja, procura primeiro compreender. Está dentro do quadro de referências da outra pessoa. Compreende o que ela sente.

As pessoas são diferentes umas das outras e, portanto, seus problemas por mais parecidos que sejam, causam reações diferentes.

A empatia é igual a solidariedade. Esta é uma forma de concordar, uma forma de julgamento. Por vezes, é a emoção a resposta mais apropriada.

À medida que você aprende a entender profundamente as outras pessoas, vai descobrir grandes diferenças em sua percepção. Também vai começar a dar valor ao impacto que estas diferenças provocam, quando as pessoas tentam trabalhar juntas em situações interdependentes.

Saber como ser compreendido é a outra metade deste hábito, e é igualmente importante para se atingir soluções tipo Ganha/Ganha.

Procurar compreender exige consideração, procurar ser entendido requer coragem e humildade.

http://www.esensetreinamentos.com.br/20-dicas-para-uma-delegacao-eficaz/

HÁBITO EFICAZ 6 | Crie Sinergia

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Um mais um é três ou mais.

Em uma definição simples, Sinergia significa que o todo é maior que a soma das partes. A sinergia está em toda a parte na natureza. A ecologia é uma palavra que basicamente define o sinergismo na natureza, onde tudo está relacionado com todas as coisas. Se você colocar duas peças de madeiras juntas, elas aguentam muito mais o peso suportado do que cada uma individualmente. 

O hábito implica na cooperação criativa e no trabalho em equipe, pessoas com mentalidade ganha/ganha, aproveitando suas diferenças.

Quando convivemos e trabalhamos em sinergia, podemos criar muito mais coisas do que se tivéssemos que realizar tudo sozinho.

Procure somar as diferenças que você tem com uma pessoa que veja as coisas diferentes de você. Através dessa soma, vocês poderão chegar a conclusões semelhantes, mas com soluções diferentes.

Quanto tempo se perde em apontar os pecados alheios, em politicagem, rivalidades, conflitos interpessoais, medidas preventivas de proteção, maquinações e adivinhações?

Valorizar as diferenças é a essência da sinergia, as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas veem o mundo não como ele é, mas como elas são.

HÁBITO EFICAZ 7 | Renovação

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Equilíbrio em quatro dimensões. Revitalizar faz tudo melhorar.

Representa a capacidade de produção pessoal. Renova as quatro dimensões de sua natureza: espiritual, mental e social/emocional e física.

DIMENSÃO ESPIRITUAL

A dimensão espiritual é o seu centro, seu íntimo, seu comprometimento com o sistema de valores. Trata-se de uma área muito pessoal da vida, de importância suprema. Cada pessoa faz isso de forma muito, muito diferente.

Grande parte de nosso desenvolvimento mental e aprimoramento da disciplina vem da educação formal. Mas assim que deixamos a disciplina externa da escola, muitos de nós permitimos que as mentes se atrofiem. Não lemos mais coisas sérias, não exploramos novos temas em profundidades fora de nosso campo de ação, não pensamos analiticamente, não escrevemos, pelo menos não criticamente, ou de um modo que teste nossa habilidade de expressão em uma linguagem clara, concisa. Em vez disso, passamos o tempo vendo tevê.

DIMENSÃO SOCIAL E DIMENSÃO EMOCIONAL

A dimensão social e a dimensão emocional de nossas vidas estão vinculadas porque nossa vida emocional é principal, mas não exclusivamente, desenvolvida no relacionamento com os outros, e através dele se manifesta. Renovar a dimensão social/emocional não exige tempo, pelo menos não no sentido que a renovação das outras dimensões exige. Podemos conseguir isso dentro de nossas interações normais cotidianas com as pessoas. Mas isto requer treinamento, sem dúvida.

A maioria das pessoas resulta do espelho social, sendo influenciada pelas opiniões, ideias e paradigmas das pessoas a sua volta.

DIMENSÃO FÍSICA

A dimensão física trata de cuidar eficazmente de nosso corpo físico, comer alimentos adequados, descansar e relaxar o suficiente e praticar exercícios regularmente.

O processo de auto-renovação precisa incluir a renovação equilibrada em todas as quatro dimensões de nossa natureza. Apesar de renovação em cada uma das dimensões ser importante, ela somente se tornará eficaz por completo quando lidarmos com todas as dimensões de um modo sábio e equilibrado.

Negligenciar qualquer uma das áreas provoca um impacto negativo nas outras. A renovação equilibrada é sinérgica ao máximo. As coisas que você faz em uma dimensão, causam um impacto positivo nas outras dimensões, porque elas estão estreitamente interligadas. Conforme você melhora uma dimensão, aumenta sua habilidade também nas outras. Este é o estágio onde se refletem os resultados dos 7 hábitos eficazes e transformadores.

Resumindo e integrando os hábitos eficazes...

hábitos eficazes

Quanto mais pro-ativo você for (Hábito eficaz 1), mais eficaz será no exercício de sua liderança pessoal (Hábito eficaz 2), e no gerenciamento de sua vida (Hábito eficaz 3).

Quanto mais você procura primeiro compreender (Hábito eficaz 5), mais eficaz será na busca de soluções sinérgicas para Ganha/Ganha (Hábitos eficazes 4 e 6).

Quanto mais você se aprimora nos hábitos que levam a interdependência (Hábitos eficazes 1, 2 e 3), mais eficaz será em situações interdependentes (Hábitos eficazes 4, 5 e 6).

E a renovação (Hábito eficaz 7) é o processo de revitalizar todos os outros hábitos eficazes.

http://www.esensetreinamentos.com.br/segredos-que-voce-precisa-conhecer/

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