Treino Mental Alfa passo a passo

Como fazer o Treino Mental para desenvolver o estado Alfa

Conforme vimos no artigo sobre o Estado Alfa para Alta Performance, para acessar nossa mente intuitiva e experimentar todo poder contido nela, precisamos estar no estado Alfa. Para atingir o estado alfa de relaxamento mental e físico eu utilizo a metáfora de um “espaço interior”. No Treino Mental Alfa, designamos algo como um espaço interior quando queremos criar um ambiente seguro e rico, onde você possa encontrar segurança e prosperar. Você pode experimentar seu espaço interior de qualquer maneira que funcione para você.

Gandhi comentando sobre treino mental

A necessidade de treino mental não é de agora…

Seu espaço interior

Nós usamos o espaço interior como uma das principais técnicas para entrar no estado Alfa e acessar a mente intuitiva. Nós usamos nossa imaginação para ir ao nosso espaço interior e fazer o treino mental. Cada vez que treinamos mentalmente em nosso espaço interior, ele se torna mais claro e detalhado. Nosso espaço interior se torna um lugar real para nós.

Em diferentes momentos da nossa vida, nosso espaço interior pode parecer mais real para nós do que a vida que estamos vivendo. Podemos experimentar isso quando nossa vida não é tão profunda e significativa quanto gostaríamos. Com práticas consistentes do treino alfa, nós eventualmente levamos nosso espaço interior conosco durante o dia enquanto vivemos, brincamos, trabalhamos e treinamos. Com a prática e o tempo, começamos a viver mais consistentemente como a pessoa que descobrimos em nosso espaço interior. Nós vamos ao nosso espaço interior, e nosso espaço interior vai conosco para o mundo.

Criando seu espaço interior

Tome alguns momentos agora e comece a criar seu espaço interior. O espaço interior de cada pessoa será único e pessoal. Imagine o lugar mais lindo, tranqüilo, mágico e inspirador. Deve ser um ambiente perfeito para você, tendo tudo o que você quer. Pode ser um lugar real, ou pode existir apenas em sua imaginação. Pode ser uma combinação de vários lugares. Pode ser perto de uma praia, em um vale, por um lago ou no topo de uma montanha. Pode ser em qualquer lugar que você quer que seja.

criando o espaço interior

Crie o seu espaço interior da sua maneira

Experimente o seu espaço interior em detalhes consideráveis, imaginando como ele se parece, soa, cheira, saboreia e sente. Você pode achar útil desenhar um rascunho grosseiro dele. Tudo o que você quer está lá. É perfeito e seguro. Até tem uma bela casa onde você mora no seu espaço interior. É a casa perfeita para você, sendo apenas a cor, a forma e o estilo que você deseja. Tudo que você quer está dentro da casa. Os quartos são exatamente como você quer. Você pode adicionar ou alterar salas de qualquer maneira, a qualquer momento. Sua casa é um lugar mágico, onde você só precisa imaginar algo acontecendo, e isso acontece.

Imagine que você vai a um ponto alto em seu espaço interior, onde você pode olhar e ver as diferentes partes do seu espaço interior. Seu espaço interior pode ser expansivo. Pode haver riachos, campos, lugares para os animais, lugares onde você medita, lugares onde você caminha, lugares onde você fica longe de tudo, lugares onde você busca inspiração, e lugares onde você pode conversar com qualquer um que você queira. Há também lugares para saúde e cura. Existem instalações esportivas onde você pratica, treina e compete. Tudo o que você precisa e quer está lá. Você pode criar o lugar perfeito para você.

visualizando o espaço interior

Você precisa visualizar seu espaço interior como se estivesse lá dentro

Você controla o que acontece no seu espaço interior. Somente pessoas que você convida imaginativamente são bem-vindas em seu espaço interior. Nada acontece sem a sua permissão.

É a maneira de contatar a mente intuitiva

Ao retornar ao seu espaço interior através do treino mental alfa, você verá e experimentará coisas novas. É assim que nossa mente intuitiva trabalha – quanto mais visitamos e nos abrimos para a exploração, mais rica é a experiência.

Embora nosso espaço interior seja uma metáfora para acessar nossa mente intuitiva, a experiência de nossa mente através da metáfora é real porque a linguagem da mente intuitiva é metáfora, símbolo e sensação. Entramos no nosso espaço interior e mente intuitiva através da nossa imaginação e visualização. As palavras só importam para a nossa mente intuitiva se elas criam imagens, emoções e sensações para nós. É assim que falamos com o nossa mente intuitiva, através de imagens, devaneios, emoções e sensações.

Onde e quando fazer o Treino Mental Alfa

Você deve fazer o treino alfa apenas em um ambiente seguro e silencioso, onde possa fechar os olhos se preferir e relaxar totalmente a mente e o corpo. O treino alfa retarda o funcionamento analítico da nossa mente consciente. Portanto, para sua segurança e a segurança de outras pessoas, ao fazer o treino alfa, sempre evite executar tarefas, como dirigir, que exijam suas habilidades analíticas e total atenção. Muitas pessoas acham que a melhor hora para o treino alfa é de manhã, quando acordam pela primeira vez ou à noite, pouco antes de dormir.

Para fazer o Treino Alfa você só precisa da sua mente!!!

Passo a passo do Treino Alfa

O processo para fazer o treino alfa básico é primeiro ler a reflexão, lenta e conscientemente. Depois de ler a reflexão, meditamos na afirmação, usando o estado alfa e o espaço interior.

Você saberá que está fazendo o treino alfa de forma eficaz quando as palavras da reflexão e sua afirmação começarem a estimular suas emoções, envolver seus sentidos e criar imagens e filmes em sua imaginação. Permita-se algum tempo e pratique para se tornar proficiente com o treino alfa. Você está aprendendo uma nova habilidade. Seja paciente consigo mesmo.

Você levará cerca de 5 minutos para ler a reflexão lentamente e 10 minutos para visualizar-se vivenciando a afirmação. Você sempre pode levar mais tempo para visualizar-se na afirmação, mas eu projetei o treino alfa para ser feito em 15 minutos.

A seguir, uma amostra de um treino alfa intitulado “Você é mais”. Vamos usá-la para ilustrar o processo de fazer nosso treino mental diário. O roteiro do treino alfa nos guia através do processo de reflexão e de visualização.

1 – Leitura e Reflexão

Você é mais do que seu passado

Temos pensamentos sobre quem somos e que lugar temos nos esportes e na vida. A maioria de nossos pensamentos sobre quem somos e o que podemos realizar encontra suas âncoras em nosso passado. O problema é que nosso passado nem sempre é um indicador preciso do nosso presente ou futuro.

Certamente há aspectos da nossa mente intuitiva que não estamos cientes agora. Nossa mente intuitiva está sempre envolvida no processo de se revelar para nós através de nossos sonhos e meditação. Nossa mente intuitiva tem poder e sabedoria, esperando para nos tornar mais fortes, mais confiantes e mais sábios do que estamos agora.

Por que deveríamos expressar nosso senso de quem somos e o que podemos fazer, quando isso não é necessariamente preciso ou até mesmo útil? Por que limitar o que você acha que pode conseguir? Dê a si mesmo o espaço para ser mais do que você acha que pode ser agora. Dê a si mesmo espaço para crescer e melhorar sempre. Dê a si mesmo o benefício da crença positiva.

Afirmação: “Eu sou capaz de grandes realizações.”

2 – Visualização no estado Alfa

  1. Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou fique deitado. Qualquer posição em que você esteja confortável é uma boa posição.
  2. Respire fundo. Ao expirar, relaxe seu corpo.
  3. Escolha sua preferência para entrar no estado Alfa. (foco na respiração, desfocar a visão, contar de 10 até 1,etc)
  4. Comece a se visualizar entrando no seu espaço interior que você conhece explorando todos os sentidos. Experimente que seu corpo e sua mente relaxam.
  5. Agora, lentamente, repita sua afirmação alfa enquanto mentalmente você cria imagens, visualizações, sensações e emoções relacionadas com a vivência de sua afirmação. O importante é você vivenciar a afirmação no seu espaço interior. Continue repetindo lentamente sua afirmação por 10 minutos. Se você se sentir distraído durante a visualização, volte gentilmente a repetir sua afirmação. Você pode definir um temporizador para saber quando 10 minutos se passaram. Você pode ouvir música instrumental durante a visualização se achar música útil. Você também pode encontrar algumas músicas suaves que duram 10 minutos para acompanhar o tempo.
  6. Quando você terminar de vivenciar sua afirmação do dia, visualize-se saindo do seu espaço interior e retornando ao seu local atual.
  7. Saia do estado Alfa usando o mesmo método que você utilizou para entrar só que ao contrário. Ex: se você desfocou a visão, comece a focar novamente.
  8. Respire fundo algumas vezes, alongue os músculos e dedique-se a todo o tempo necessário para se sentir revigorado e pronto para continuar o dia ou a noite. Quando abrir os olhos, afirme novamente: “Estou bem, desperto(a) e relaxado(a), sentindo-me melhor do que antes. “

Próximos passos

Espero que você tenha entendido tudo e se de a oportunidade de experimentar o treino mental alfa. Os resultados serão incríveis!! Praticando com regularidade você poderá experimentar o poder imenso existe em você ao tornar a mente sua maior aliada.

Compartilhe este artigo:
>